É a especialidade da odontologia que estuda e aplica de forma integrada o conjunto de procedimentos odontológicos com o objetivo de preservar e devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética.
Cada vez mais as pessoas buscam saúde, beleza física e estética. Nos dias de hoje, dentes claros, bem contornados e alinhados estabelecem o padrão de beleza. Portanto, os dentes não têm mais apenas a finalidade funcional. Porém, devemos sempre lembrar que a dentística não é um tratamento exclusivamente estético. A restauração deve estar em função mastigatória, sempre proporcionando um sorriso saudável, livre de retenção de placa e sempre protegendo o dente à formação de uma nova cárie.
A odontologia restauradora avançou intensamente nos últimos anos, tanto em técnicas quanto em materiais. Hoje, através da dentística restauradora conseguimos grandes resultados estéticos e funcionais com alto grau de qualidade e em curto tempo de tratamento.
As técnicas da Odontologia Estética:
A estética dental envolve troca de restaurações de amálgama (prateada) por restaurações de resina fotopolimerizável (desde que bem indicada e com uso de resinas próprias para dentes posteriores – do fundo).
Inlays/Onlays que são restaurações estéticas feitas em laboratório, indicadas quando há considerável perda dental (como se fosse incrustações na cor do dente). Podem ser feitas de porcelana ou cerômero (metade resina, metade porcelana).
Facetas Laminadas e Lentes de Contato de Porcelana colocadas em dentes anteriores quando não conseguimos um bom resultado de clareamento, dentes com formato atípico ou desgastados dentre outras indicações. Geralmente são feitas de porcelana por ter maior resistência e resultado estético melhor.
Devemos salientar que os métodos da Odontologia Estética aqui descritos devem ser avaliados caso a caso, não sendo, portanto, igual para todo tipo de caso.