Dentes alinhados e nivelados, suportados por uma gengiva saudável, influenciam muito na aparência do indivíduo, interferindo diretamente em sua autoestima. O tratamento ortodôntico pode ser feito em pacientes de todas as idades, desde que sejam respeitados os limites biológicos de cada um.
A primeira característica a ser considerada é a avaliação do fator idade, associado ao tipo de má-oclusão: cada paciente responde de maneira diferente ao tratamento ortodôntico. Os problemas de má-oclusão podem ser hereditários (dentes apinhados ou separados demais, falta ou excesso de dentes, etc.) ou adquiridos (hábito de chupar dedo, posicionamento incorreto da língua, respiração deficiente, perda precoce de dentes, entre outros). Algumas más-oclusões devem ser tratadas o mais cedo possível, a fim de impedir que os danos causados sejam maiores. A Ortodontia melhora a oclusão, promovendo uma efetiva distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumas que podem causar em seu periodonto (gengiva, osso e ligamentos).Qualquer que seja o tipo de tratamento escolhido, o paciente precisa estar motivado para iniciá-lo. Entender o problema e quais são os objetivos do tratamento, por exemplo, ajuda muito na colaboração.
O tratamento ortodôntico pode ser feito em duas fases. A primeira ocorre antes da completa erupção dos dentes permanentes, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis (atuando em nível dentário). Também podem ser ortopédicos (estabelecendo um correto relacionamento entre bases ósseas, maxila e mandíbula).
Na segunda fase, normalmente o paciente utiliza um aparelho fixo, que proporciona um melhor alinhamento e nivelamento. Com o uso de aparelhos fixos, um melhor ‘engrenamento’ entre os dentes superiores e inferiores é obtido, restabelecendo uma oclusão equilibrada.
O desenvolvimento do homem sempre caminhou junto ao aprimoramento da tecnologia. Tecnologia pode ser definida como tudo que é criado para facilitar as atividades humanas. Nesse sentido abrem-se as portas da Ortodontia para os aparelhos autoligados.
Aparelhos fixos autoligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, utilizam um sistema mais eficaz, com menos atrito, que permitem que os dentes sejam alinhados mais facilmente, utilizando menos força, proporcionando maior conforto para quem os usa, podendo até mesmo diminuir o tempo de tratamento, dispensam ligaduras elásticas ao redor do braquete. A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparente.