Tirar dente de leite das crianças? Saiba porque não fazer isso em casa

Tirar dente de leite das crianças? Saiba porque não fazer isso em casa

A fase dos primeiros dentinhos nascendo é sofrida para mamães e papais: choros constantes e a recusa em comer diversos alimentos. Já a fase das janelinhas é uma ótima lembrança da infância dos filhos. Os relatos mais antigos nos mostram diversas maneiras de como tirar dente de leite das crianças. Mas para não afetar o desenvolvimento delas, o ideal é que seja feito um acompanhamento com um dentista. Assim, é preciso entender a importância dos dentes de leite e o porquê se deve evitar tirar dente de leite das crianças em casa, sem a análise de um profissional.

Por que ocorre a troca de dentes?
A troca da dentição precisa acontecer porque o corpo da criança se desenvolve ao longo dos anos e a boca, por exemplo, passa a ter mais espaço. Em geral, dos 3 aos 6 anos, temos cerca de vinte dentes na boca. Nessa época, os dentes permanentes já estão prontos e só precisam do espaço guardado para aparecerem.

Os dentes de leite vão ficando moles pois suas raízes começam a ser absorvidas pelas outras, as dos dentes permanentes. Isso faz com que elas percam a inserção no osso e se soltem naturalmente. Por isso, tirando alguns casos, o ideal é que esse processo ocorra gradativamente, no tempo de cada organismo. Intervenções como tirar dente de leite antes da hora podem afetar o desenvolvimento da criança.

Por que não tirar dente de leite sem a ajuda de um dentista?
Quando olhamos para o dentinho mole da criança, é natural o instinto de querer retirá-lo. Ainda mais quando a criança reclama que sente um desconforto na hora de se alimentar. Mas saiba que os dentes de leite costumam cair justamente em situações como essa, durante a escovação ou até mesmo sozinhos.

Mesmo que temporários, os dentes de leite têm funções essenciais no desenvolvimento da criança. A auxiliar a mastigação, a fala e guardar espaço para os dentes permanentes são algumas das mais importantes.

.

Mastigação
Os dentes de leite permitem as primeiras adaptações alimentares e são parte fundamental do desenvolvimento da criança. Por isso, é importante entender como tirar dente de leite antes da hora pode afetar esse crescimento.

Além disso, a mastigação correta diminui a chance de futuros problemas ortodônticos. Isso porque esses movimentos exercitam os músculos da face, proporcionando um crescimento mais harmônico do rostinho da criança.

.

Fala
Uma das funções dos dentes de leite é a de contribuir com a emissão de determinados sons. Como a infância é o momento para esse tipo de aprendizado, a ausência de alguns dentes pode levar a uma fixação errada dos sons, assim como ao posicionamento incorreto da língua durante a fala.

.

Marcação de espaço
A queda do dente de leite acontece junto com o nascimento do dente permanente. Isso acontece justamente para que os dentinhos ao lado do que caiu não se movimentem para ocupar o espaço vazio. Ou seja, intervenções como tirar dente de leite antes do momento ideal podem prejudicar o nascimento dos dentes permanentes.

.

A hora certa de tirar o dente de leite
Tirar o dente de leite é uma tarefa para os dentistas. Isso porque eles acompanham esse crescimento e sabem a hora certa de tirar o dente de leite. Eles consideram todos os pontos explicados à cima e ainda as condições físicas do dentinho. Tudo isso para não afetar a criança e garantir um procedimento tranquilo e sem traumas.

Fazer isso em casa sem a análise de um profissional não é indicado, apenas em casos de o dentinho cair naturalmente. Por isso, quando a fase das janelinhas chegarem, leve seu filho ao dentista para um acompanhamento bem de pertinho.

.

O dente de leite guarda um tesouro
Excluindo complicações, como o nascimento de dentes permanentes em posições anormais, a única indicação para tirar dente de leite é no caso de armazenamento de células-tronco. Essas células têm a capacidade de se multiplicar e de se diferenciar em outros tipos e estão guardadas na polpa dental.

Por isso, para coletá-las é preciso um processo específico e minimamente invasivo. Para tirar o dente de leite, o cirurgião-dentista faz uma análise para saber qual o dente ideal para ser extraído. O indicado é que seja aquele que tem 1/3 da raiz e ainda esteja irrigado por sangue. Isso porque quando o dentinho já caiu, as células-tronco presentes nele também acabam morrendo.

Se seu filho já está entrando na fase das janelinhas, essa é a hora de escolher armazenar! Afinal, essa pode ser uma porta de acesso para tratamentos inovadores no futuro, caso ele precise. Entre em contato com a R•Crio!

FONTE: R.Crio